O Instituto Avalon é uma organização com mais de duas décadas de atuação voltada para a divulgação, educação, aplicação e pesquisas de conceitos e técnicas promotoras da qualidade de vida, priorizando as técnicas naturais e suas premissas. Considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades (mente, emoção, energia vital e físico) que compõem o ser humano e o meio ambiente. Os profissionais que formam a equipe de terapeutas do Instituto são experientes, com reconhecida competência em suas especialidades.

ESTAMOS HONRADOS E FELIZES E QUEREMOS COMPARTILHAR COM NOSSOS AMIGOS ESTA CONQUISTA:

Foi conferido ao Instituto Avalon, o PRÊMIO QUALITY EDUCAÇÃO, pela International Quality Company, com a chancela da Sociedade Brasileira de Educação e Integração.

INSTITUTO AVALON - há 26anos formando os melhores profissionais!



FLORAIS DE BACH COMO AUXILIAR NO DESEMPENHO ESPORTIVO



Atualmente e nos próximos meses estaremos vivendo sob forte envolvimento com o mundo dos esportes. A cada ano vemos os atletas quebrando recordes e uma espantosa evolução técnica no preparo físico para alcançar resultados impensados há poucos anos.

Hoje, em um contexto multifatorial, o atleta é alvo de variáveis endógenas e exógenas que interagem de forma direta ou indireta no rendimento esportivo. Além das técnicas de treinamento físico, as ciências do desporto conta com o uso de medições computadorizadas que avaliam milimetricamente o desenvolvimento do atleta e o uso de orientações nutricionais controladas favoráveis ao avanço da performance e dos recursos químicos disponíveis para alavancar os resultados.

Estes últimos, se mal utilizados, podem ser muito prejudiciais à carreira e à saúde do atleta, podendo levar à morte.

As mais comuns destas substâncias proibidas são os estimulantes, os narcóticos analgésicos, os diuréticos e os esteroides anabolizantes.

Mas uma classe de fatores endógenos, a dimensão emocional, que é preponderante na boa performance do atleta e pode em alguns segundos por a perder anos de intenso e preciso treinamento ainda é mal dimensionada nos projetos de otimização da performance desportiva.


Mesmo quem não acompanha a seara desportiva já deve ter visto atletas de altíssimo nível com a carreira coroada de êxito ter em algum momento performances medíocres e até catastróficas por um condicionamento emocional ineficiente.

Podem estar no máximo de sua inteligência física, mas sub desenvolvidos em sua inteligência emocional.

Este verdadeiro calcanhar de Aquiles pode surpreender em momentos indesejados e ter suas origens há muitos anos, há poucos dias ou mesmo há poucos segundos do momento da performance.

A tensão e a ansiedade são comuns nas práticas esportivas sendo mais intensas nos esportes individuais. Outros transtornos como a depressão, o medo, a autocrítica, ou a raiva, entre outras, estão disponíveis para qualquer pessoa e podem nos assolar sem aviso.

A raiva, por exemplo, é muito comum de ser expressa de forma incontida nas práticas esportivas, não são poucos os atletas que tiveram suas carreiras prejudicadas e até mesmo encerradas precocemente por explosões de raiva, como aconteceu com o brilhante futebolista francês Zidane na partida final da copa de 2006, quando deu uma cabeçada no peito do adversário italiano, ofuscando o final de sua carreira e prejudicando sua equipe no campeonato.

Mas, como podemos ajudar os atletas de forma eficaz para não serem surpreendidos por este inimigo oculto?

A resposta está nas Essências Florais de Bach, que são capazes de nos equilibrar e positivar nossas reações emocionais de forma rápida e irreversível, quando bem aplicadas no processo terapêutico, sob a orientação de um profissional.

O tratamento com a terapia floral se adéqua perfeitamente com a rotina esportiva e suas exigências. Os florais são naturais e sem efeitos colaterais, são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde, não possuem em sua composição nenhuma substância tóxica vetada para prática esportiva, a definição das fórmulas pode acontecer em encontros mensais, não atrapalhando a agenda do atleta, que terá suporte diário ao tomar as essências, e apesar do crescente reconhecimento mundial, seu custo é baixo.

Temos utilizado a terapia floral para atender atletas com resultados muito animadores, este recurso não deveria ficar apartado das boas práticas esportivas, uma vez que ele pode ser a diferença no resultado final de uma competição.


"Pois, A emoção é decerto uma forma de se subir mais alto. E quando cai, de se cair de mais alto. Aprende a serenidade. Porque mesmo que caias, não te magoas tanto".
Virgílio Ferreira

Serg Rios Alves