O Instituto Avalon é uma organização com mais de duas décadas de atuação voltada para a divulgação, educação, aplicação e pesquisas de conceitos e técnicas promotoras da qualidade de vida, priorizando as técnicas naturais e suas premissas. Considerando a integração harmoniosa entre as diversas entidades (mente, emoção, energia vital e físico) que compõem o ser humano e o meio ambiente. Os profissionais que formam a equipe de terapeutas do Instituto são experientes, com reconhecida competência em suas especialidades.

ESTAMOS HONRADOS E FELIZES E QUEREMOS COMPARTILHAR COM NOSSOS AMIGOS ESTA CONQUISTA:

Foi conferido ao Instituto Avalon, o PRÊMIO QUALITY EDUCAÇÃO, pela International Quality Company, com a chancela da Sociedade Brasileira de Educação e Integração.

INSTITUTO AVALON - há 26anos formando os melhores profissionais!

Paz, Tolerãncia e Reconciliação

Paz, Tolerância e Reconciliação 
com a ajuda dos Florais de Bach


Por ocasião da abertura das Olimpíadas no Brasil, o Papa Francisco chamou a atenção para esta onda de violência que tem nos assolado nos últimos tempos e disse que o mundo está sedento de paz, tolerância e reconciliação. Sábias, necessárias e muito bem-vindas as palavras do Sumo Pontífice, faz-se hora de assumirmos a responsabilidade de pacificarmos nossas vidas.

A humanidade sempre viveu imersa em um egrégora de violência, com guerras, segregação, escravidão e imposição da vontade dos mais fortes sobre os mais fracos, até mesmo em nome de Deus se praticou muita violência e ainda se pratica.

A violência se manifesta nas mais variadas formas, seja física, verbal, mental, para si mesmo e para os outros, de forma institucional, contra grupos divergentes, familiar, corporativa, nos esportes, nas relações afetivas e sexuais, contra crianças, idosos e animais.

Esta enorme e variada forma de manifestação da violência em nosso dia a dia nos faz perceber que não são os ambientes onde vivemos ou as orientações políticas, religiosas, sexuais ou de gênero, entre outras, que propiciam o surgimento da violência.

O que produz a manifestação da violência em praticamente todos os setores da vida humana é o fato de que a violência surge, reside e se alimenta dentro de cada um de nós.

Vale aqui fazer referência a um antigo provérbio indígena, que diz:
 “Dentro de mim há dois cachorros: um deles é cruel e mau; o outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando. O que ganha a briga é aquele que eu alimento mais frequentemente”.

Esta violência interna não só é a causa de toda a violência externa ao nosso redor como é, segundo o Dr. Edward Bach, criador do primeiro sistema de essências florais, a causa de muitas de nossas doenças.

Em seu livro “Cura-te a ti mesmo” onde explica as causas da doença e da saúde, deixa claro que entre as sete causas que originam todas as nossas doenças, assumem maior importância a crueldade e o ódio, que ao lado das outras cinco causas reais do adoecimento, orgulho, instabilidade, ignorância, egoísmo e cobiça, devem ser por nós transmutados pela virtude oposta.

Para nos auxiliar a superar estas dificuldades e permitir que vibre livremente a paz, a tolerância, a reconciliação, como prática do amor incondicional, o Dr. Bach criou suas essências florais que dinamizam nossas virtudes, nos tornando saudáveis e promotores da saúde no ambiente onde vivemos.

Bach disse que a principal causa da doença é o exercício da crueldade, seja para si mesmo ou para os outros.

“O ódio só poderá ser eliminado pelo amor”.

Em seu sistema de 38 essências florais uma se destaca como central, é o floral feito a partir da flor de Holly, que desperta o amor universal.


A terapia floral é, portanto, um veículo de manifestação da saúde e do aprimoramento de um comportamento pacífico, tolerante e reconciliador.

Serg Rios Alves